Bem vindo ao meu universo! Neste blog você encontrará textos de autoria de Ana Teresa Araújo Viana. Alguns textos são reflexões sobre diversos assuntos, outros são apenas o resultado de alguma madrugada inspiradora. Sem mais delongas, Deixa a Alma Respirar!







segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Meme Literário!

Recebi esse Meme por indicação da queridíssima Amanda, do blog: Primeiro Livro, a quem agradeço de coração. E o que tenho que fazer é o seguinte:
Pense numa cena, ou numa frase ou 'conjunto de frases' ou uma personagem (homem ou mulher) que te marcou/ te impressionou/ te fez suspirar/ te fez refletir em um livro que leu e gostou. Pode ser o livro que você está lendo agora, ou qualquer outro livro que já tenha lido. Depois disso, você vai procurar na internet um ilustração/figura que mais representa essa cena/frase deste livro. Não esqueça de indicar qual é o livro que vocês está citando e os créditos da imagem.
"Mack pensou um momento e decidiu que entrar no chalé era o que realmente desejava. Agradeceu a Jesus, que, sorrindo, foi para sua oficina. Mack atravessou a varanda e chegou à porta. Depois de olhar rapidamente em volta, abriu-a. Enfiou a cabeça para dentro, hesitou e decidiu mergulhar.
- Deus?- chamou timidamente, sentindo-se bastante idiota.
- Estou na cozinha, Mackenzie. Basta seguir minha voz.
Ele entrou e examinou a sala. Será que este era o mesmo lugar? Estremeceu diante do susurro dos pensamentos sombrios à espreita e trancou-os de novo. Olhou para a sala de estar procurando o local perto da lareira, mas não encontrou nenhuma mancha. Notou que a sala era decorada com figuras que pareciam ter sido desenhadas ou feitas por crianças. Imaginou se aquela mulher guardava com carinho cada uma daquelas peças, como qualquer pai ou mãe que ama os filhos. Talvez fosse assim que ela valorizava as coisas que lhe eram dadas de coração, como as crianças em geral fazem.
Mack foi em direção ao cantarolar baixo e chegou a uma copa-cozinha onde havia uma mesa com quatro lugares e cadeiras de encosto de vime. O interior do chalé era mais espaçoso do que ele havia imaginado. Papai estava trabalhando em alguma coisa, de costas para ele, com farinha voando enquanto se balançava ao ritmo da música ou do que quer que estivesse escutando. A canção obviamente acabou, marcada por duas últimas sacudidas de ombros e quadris. Virando-se para encará-lo, a negra tirou os fones de ouvido.
De repente Mack quis fazer mil perguntas ou dizer mil coisas, algumas terríveis. Tinha a certeza de que seu rosto traía as emoções que ele lutava para controlar e então enfiou tudo de volta no coração sofrido. Se ela conhecia seu conflito interno, não demonstrou nada pela expressão - ainda aberta, cheia de vida e convidativa.
Ele quis saber:
- Posso perguntar o que você está escutando?
- Um barato da Costa Oeste. É um disco que ainda nem foi lançado, chamado Viagens do Coração, tocado por uma banda chamada Diatribe. Na verdade - ela piscou para Mack -, esses garotos ainda nem nasceram.
- É mesmo? - reagiu Mack bastante incrédulo. - Um barato da Costa Oeste, hein? Não parece muito religioso.
- Ah, acredite: não é. É mais tipo funk e blues eurasiano, com uma mensagem fantástica. - Ela veio bamboleando na direção de Mack, como se estivesse dançando, e bateu palmas. Mack recuou.
- Então Deus ouve funk? - Mack nunca ouvira a palavra "funk" em qualquer contexto religioso. - Achei que você estaria ouvindo uma música mais de igreja.
- Ora, veja bem, Mackenzie. Você não precisa ficar me rotulando. Eu ouço tudo e não somente a música propriamente dita, mas os corações que estão por trás dela. Não se lembra de suas aulas na escola dominical? Esses garotos não estão dizendo nada que eu já não tenha ouvido antes. Simplesmente são cheios de vinagre e gás. Muita raiva, e, devo dizer, com um bocado de razão. São apenas alguns dos meus meninos se mostrando e fazendo beicinho. Gosto especialmente desses garotos. É, vou ficar de olho neles."
(A Cabana, por William P. Young. Capítulo 6 - Aula de vôo -, páginas 80/81).
P.S.: Não consegui achar uma imagem que capturasse a real beleza dessas frases. O amor de Deus está tão evidente nessa narrativa, tão apaixonante, que é realmente muito difícil encontrar uma imagem que possa descrevê-lo!
Indico o Meme Literário para os blogs:
  1. Entrelinhas e Palavras (Bruna Tupinambá);
  2. Not everything is as you want (Bruna Meira);
  3. Sonhos pelo vento (Priscila);
  4. Desafio Fotográfico (Leonardo Camacho).

5 comentários:

  1. Achei a proposta interessante. Vou pensar a respeito e logo darei a resposta. obrigada pela indicação
    beijo!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ana! Adorei ter se lembrado de mim! Obrigada pela indicação!

    A resposta já está no blog!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana... legal, gostei desse negócio. Obrigado por ter indicado o meu bog. :>

    Como eu faço para participar do MEME... posto aqui em comentários ou faço um post no meu blog?

    Quais são os próximos textos q vc pretende escrever? Vamos tentar planejar para eu te enviar imagens exclusivamente feitas para seu texto.... ou ver se já tenho algo em meu Banco. que tal?

    Bjos do tio.

    ResponderExcluir
  4. Oi Tê! Obrigada por ter indicado,amiga. Vi seu comentário com um "pouco" de atraso mas vou fazer o Meme agora mesmo! Beijos.

    ResponderExcluir

Esse espaço é seu. Exponha suas idéias, suas opiniões. Livremente, sem medo. Deixa a Alma Respirar!